Como funciona um martelete?
Os marteletes são pequenas britadeiras que servem para quebrar, cinzelar e demolir desde paredes de tijolo e superfícies de cerâmica até colunas de concreto e pedras. Sua função […]
Todo mundo tem essa dúvida, qual é a bota que oferece segurança no serviço com eletricidade? Venha já conferir com a gente 4 dicas básicas para ter certeza na hora da sua comprar!
O calçado de segurança é uma das ferramenta de trabalho mais importantes, afinal é indispensável para proteger o trabalhador dos mais diversos tipos de acidente relacionados aos pés, seja na construção civil, indústria ou até no serviço residencial.
Cada vez mais a indústria de Equipamentos de Proteção tem inovado e produzido produtos de altíssima qualidade, como as empresas Marluvas e Bracol. Junto com a tecnologia, tais empresas tem se preocupado cada vez mais com a estética do produto. O que tem transformado os calçados de segurança em produtos cada vez mais bonitos de usar.
Voltamos a relembrar nossos leitores, que é assegurado por lei que o empregador forneça ao trabalhador todos os materiais de EPI. Por tanto, se seu funcionário sofre algum risco de acidente de trabalho se preocupe em equipá-lo.
Normalmente os grandes acidentes de trabalho com eletricidade acontecem com trabalhadores despreparados e sem proteção, e normalmente ocorre com o trabalhador autônomo. Este problema decore da falta de orientação de um Técnico de Segurança do Trabalho.
Na hora de escolher seu calçado preste muita atenção nos seguintes tópicos abaixo.
– Escolha sempre o calcado: com proteção contra a corrente elétrica (choques) e variação térmica do ambiente.
– C.A: Certificado de Aprovação, Normas da ABNT, NR6 e etc.
– Cabedal de couro ou material isolante: Parte que envolve a parte superior do pé, envolve todo o calçado
– Biqueira de polipropileno: É uma proteção extra na ponta (bico) do calçado, protegendo contra impactos por cima do pé. Hoje em dia existem biqueiras de vários materiais, mas para serviços elétricos esta parte do calçado jamais pode ser de Aço, pois o metal é condutor elétrico e pode facilitar o choque. Preste muita atenção a isso!
– Solado emborrachado e resistente aos volts do trabalho: apesar de parecer bobeira, esta é a parte que mais protege o trabalhador! O choque pode vir no chão, afinal, pisar em fio descascado ou local energizado pode ser fatal.
Lembre-se de medir a quantidade de volts seu trabalho pode receber de descarga elétrica, pois existem solados mais resistentes do que outros (calçados 500volts, 1000volts, 5000volts ), por isso conheça seu trabalho e fique seguro na sua escolha.
Os marteletes são pequenas britadeiras que servem para quebrar, cinzelar e demolir desde paredes de tijolo e superfícies de cerâmica até colunas de concreto e pedras. Sua função […]
Um profissional que trabalha como Soldador faz uma soldagem ou soldura. É um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente. Solda […]